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Terminal da Votorantim no Porto de Santos |
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Fábrica da CBA – Município de Alumínio (SP) |
HISTÓRIA
O Grupo Votorantim nasceu de uma fábrica de tecidos, fundada em 1918, na cidade paulista de Votorantim. Desde então, diversificou suas atividades e manteve-se em contínuo crescimento, amparado pelos Valores Solidez, Ética, Respeito, Empreendedorismo e União.
O primeiro passo rumo à expansão ocorreu em 1935, com a aquisição da Companhia Nitro Química. Ele foi seguido pela inauguração, 20 anos mais tarde, da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), primeira indústria do setor a atuar no Brasil.
Em continuidade à sua estratégia de crescer de forma consistente e diversificada, no final da década de 1980 o Grupo passou a investir em papel e celulose e, três anos depois, ingressou no setor financeiro, com a constituição do Banco Votorantim.
Para fazer frente ao contínuo crescimento de suas operações em diversas áreas, em 2001, criou a holding Votorantim Participações (VPar). Assim, deu o passo decisivo para a internacionalização de seus negócios, hoje em andamento em 24 países.
PERFIL
Empresa de capital fechado, 100% brasileira, Com um portfólio diversificado de negócios, o Grupo Votorantim é um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina, concentra operações em setores de base da economia que demandam capital intensivo e alta escala de produção, como cimento, mineração e metalurgia (alumínio, zinco e níquel), siderurgia, celulose e papel, agroindústria (suco concentrado de laranja) e autogeração de energia. No mercado financeiro, atua por intermédio da Votorantim Finanças, e, em Novos Negócios , investe em áreas de tecnologia da informação (2009), empresas e projetos de biotecnologia, pesquisas minerais e especialidades químicas. É posicionado como o quarto maior Grupo empresarial privado do Brasil, de acordo com a edição 2009 do anuário Valor Grandes Grupos.
Um dos principais pilares de seu crescimento é o compromisso com a sustentabilidade, o Grupo alia elevado desempenho econômico a sólidas iniciativas ambientais e sociais. Em 2009, os investimentos sociais somaram R$ 49,4 milhões, dos quais 63% com capital próprio, beneficiando 522 mil jovens em 216 municípios brasileiros. Na área ambiental, os recursos aplicados atingiram R$ 236,8 milhões.
No exercício de 2009, obteve receita líquida de R$ 28,6 bilhões (o equivalente a US$ 14,4 bilhões), dos quais R$ 4,7 bilhões em exportações. O EBITDA (geração de caixa) foi de R$ 5,5 bilhões e os investimentos em ativos permanentes somaram R$ 5,1 bilhões. Os investimentos no imobilizado somam R$ 24,9 bilhões nos últimos cinco anos, um sinal claro de compromisso com o futuro.
O Grupo Votorantim é classificado como Grau de Investimento pelas três maiores agências de classificação de risco do mundo, Standard & Poor’s (BBB), Fitch Ratings (BBB-) e Moody’s (Baa3). Esse reconhecimento, reafirmado pelas agências em março de 2010, é fruto da liderança nos mercados em que atua, do modelo de gestão, das políticas de governança e da transparência.
PRINCIPAIS EXECUTIVOS
O Grupo Votorantim é uma empresa familiar, iniciou em 1918 com Antônio Pereira Ignácio. Em 1925 João Pereira Inácio, o filho mais velho de Antônio Pereira Ignácio que ocupava o cargo de diretor-comercial da Sociedade Anônima Indústrias Votorantim, tivera um problema grave de saúde e quem assumiu o cargo foi seu cunhado, o engenheiro José Ermírio de Moraes que havia se casado com sua irmã Helena havia um mês. Mais tarde dois engenheiros recém formados começaram a estagiar na empresa. O primeiro foi José Ermírio de Moraes Filho, em 1948; no ano seguinte foi a vez de Antônio Ermírio de Moraes, ambos filhos de José Ermírio de Moraes. Em 1955 entrou em cena o terceiro filho, Ermírio Pereira de Moraes, começara seu período de experiência nos negócios da família; Em 1960 foi a vez do genro de José Ermírio de Moraes, o engenheiro civil e elétrico Clóvis Scripilliti.
No dia 30 de agosto de 2001, Antônio Ermírio de Moraes anunciou a nova geração do Grupo, que é a geração atual. Oito representantes com mandato claro para exercer funções precisas de comando: José Ermírio de Moraes Neto e José Roberto Ermírio de Moraes eram filhos de José Ermírio de Moraes Filho; Carlos Ermírio de Moraes e Luís Ermírio de Moraes, filhos de Antônio Ermírio de Moraes; Clóvis Ermírio de Moraes Scripilliti e Carlos Eduardo de Moraes Scripilliti, filhos de Maria Helena de Moraes Scripilliti; Fábio Ermírio de Moraes e Cláudio Ermírio de Moraes, filhos de Ermírio Pereira de Moraes. Para chegarem ali, todos haviam percorrido uma longa trajetória executiva, à frente de diversas áreas de negócio, e conquistado o apoio de seus pares, primos e irmãos, antes de serem referendados pela geração anterior.
LOCAIS DE ATUAÇÃO
Presença Internacional
Empreendedorismo, inovação, dedicação e persistência são alguns dos ingredientes que compõem a receita de sucesso da Votorantim. Desde 2001, a empresa investe na internacionalização dos seus negócios, que começou com a aquisição de ativos cimenteiros na América do Norte. Hoje, por meio das unidades de cimentos, metais, celulose e papel, agroindústrias e finanças, o grupo atua diretamente em mais de 20 países. No Brasil, a Votorantim está presente em 20 estados e em 272 municípios. Em 2009, a área de atuação expandiu-se para Paraguai, Uruguai e Trinidad e Tobago; no início de 2010 chegou a Portugal, com aquisição de participação acionária na cimentos de Portugal (Cimpor).
A Votorantim combina operações no Brasil com atuação internacional. Está presente em 24 países, com operações próprias em 13 (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Trinidad e Tobago, China e Portugal) e unidades comerciais e de logística em 11 (Suíça, Inglaterra, França, Bélgica, Áustria, Hungria, Itália, Alemanha, Austrália, México e Bahamas).
GOVERNANÇA
O modelo de governança corporativa do Grupo Votorantim alia controle acionário familiar a uma base de executivos na condução dos negócios. Ele é pautado por um conjunto de princípios, iniciativas e estruturas de gestão capaz de conferir visão integrada e grande agilidade na tomada de decisões. Também agrega as melhores práticas de empresas abertas e familiares e privilegia a visão estratégica de longo prazo dos negócios e o interesse coletivo, com foco em resultados e na meritocracia.
Todas essas diretrizes amparam as atividades das instâncias decisórias:
Conselho de Administração da HEJOASSU
Representa as famílias controladoras e delega ao Conselho VPAR o acompanhamento dos negócios.
Conselho da Votorantim Participações (VPar)
O Conselho da Votorantim Participações (VPar) é responsável pelo direcionamento estratégico e pelo desempenho operacional das três grandes áreas: Votorantim Industrial, Votorantim Finanças e Votorantim Novos Negócios.
Conselho de Família
Representa a família de acionistas, disseminando e preservando suas crenças e seus valores. É a interface responsável por informar os objetivos e resultados dos negócios entre os familiares, por desenvolver as gerações futuras de acionistas, harmonizando a eficácia do processo de sucessão, e por contribuir para que desenvolvam senso de pertencimento e orgulho.
Instituto Votorantim
Atua no estímulo ao debate e à adoção de práticas de responsabilidade social entre os funcionários, assim como na qualificação do investimento social externo das Unidades de Negócio.
Diretoria de Gestão de Riscos
Subordinada ao Conselho de Administração da VPar, efetua análise e gestão de riscos em todas as áreas de negócios.
MODELO DE GESTÃO
Comum a todas as Empresas do Grupo Votorantim, o modelo de governança e gestão tem como foco o crescimento sustentado de longo prazo, amparado por três pilares estratégicos:
Gestão operacional
As operações industriais são conduzidas sob o Sistema de Gestão Votorantim (SGV), que agrega as melhores práticas de todas as Unidades. Seus objetivos são a obtenção de resultados, a integração de um modelo capaz de atender às necessidades dos diferentes públicos, a manutenção de linguagem única e a perenização do conhecimento.
Crescimento
Expansões, otimizações de ativos e aquisições são os meios pelos quais o Grupo assegura seu constante crescimento. Soma-se ainda a diversificação – geográfica e de negócios –, que constitui o caminho para a redução de riscos.
Desenvolvimento de pessoas
O Grupo investe na atração, retenção e manutenção de pessoas preparadas para o crescimento e que combinem potencial, desempenho e interesse na oportunidade de viver desafios de diferentes naturezas. A elas oferece oportunidades de formação e capacitação, centralizadas no Sistema de Desenvolvimento Votorantim (SDV).
FATURAMENTO E LUCRO (OU PREJUÍZO)
Votorantim volta ao lucro bilionário. Após registrar um ganho de apenas R$ 14 milhões em 2008, por causa da crise, grupo fecha 2009 com lucro de R$ 4,7 bilhões.
A crise econômica foi dura, mas depois de um ano e meio o Grupo Votorantim voltou a exibir resultados parecidos com os que tinham antes da recessão global. Em 2009, as empresas da família Ermírio de Moraes lucraram R$ 4,7 bilhões líquidos. O desempenho é muito melhor que os R$ 14 milhões de 2008, fase em que a crise mais machucou o grupo. E está no mesmo patamar dos R$ 4,8 bilhões de 2007, último ano de bonança da economia global.
PRINCÍPIOS EM SUSTENTABILIDADE
Para a Votorantim, ser sustentável é garantir a continuidade e o crescimento dos negócios em longo prazo, antecipando motivações das partes interessadas e incorporando-as aos seus objetivos. Isso significa:
- Ser reconhecida pela sociedade como uma empresa social e ambientalmente responsável.
- Ter sustentabilidade como estratégia, orientando governança, gestão, educação, decisões e investimentos – criando valor.
- Evoluir consistentemente os resultados econômicos, sociais e ambientais, buscando eficiência e confiabilidade nas operações, de acordo com padrões de classe mundial.
- Ser reconhecida como empresa que atrai, desenvolve e retém talentos para a geração de valor e construção de uma sociedade justa e inclusiva.
- Ter compromisso com o bem-estar, a saúde e a segurança de funcionários, clientes e parceiros.
- Contribuir para o desenvolvimento das comunidades em que atua.
- Incentivar a cooperação e a participação de todos os funcionários e partes interessadas na construção de parcerias e trabalho conjunto – visando à geração de valor mútuo
RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA
Sobre o Instituto Votorantim
O Instituto Votorantim foi criado em 2002 com o objetivo de qualificar o investimento social do Grupo Votorantim. A decisão de criá-lo veio fortalecer sinergias entre as empresas, identificar e aproveitar oportunidades de gerar valor para a sociedade, promovendo esforços em torno de uma causa comum: a juventude. Atualmente, atua no campo da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), estimulando internamente princípios e boas práticas de sustentabilidade.
Os programas voltados para a juventude são definidos como “rotas”. Criando rotas para o futuro, o Instituto sugere caminhos, oferecendo aos jovens oportunidades nos campos de Educação, Trabalho, Cultura e Esporte, bem como no fortalecimento de direitos, por intermédio do VIA e no incentivo aos jovens talentos que se destacam em seus diversos projetos, por meio do Programa Geração Atitude.
Saiba mais sobre cada rota e os programas que complementam a estratégia de atuação do Instituto Votorantim:
Rota da Educação
Educação: elevação da escolaridade do jovem para o seu desenvolvimento continuado, por meio da educação de qualidade.
Rota do Trabalho
Trabalho: acesso e inserção qualificada do jovem no mercado de trabalho, respeitando sua vocação e interesse na construção de uma carreira profissional.
Rota da Cultura
Cultura: ampliação do acesso do jovem a experiências artísticas de todas as áreas culturais, em todas as regiões do País, por meio do Programa de Democratização Cultural Votorantim.
Rota do Esporte
Esporte: formação do jovem por meio de atividades esportivas com foco educacional, capacitação de agentes sociais e incremento de infraestrutura.
VIA - Apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente
Via - Apoio ao Estatuto da Criança e do Adolescente: fortalecimento da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente e apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs).
Programa Geração Atitude
Geração Atitude: oportunidade e subsídios para jovens, com potencial e iniciativa de destaque, identificados em projetos apoiados pelo Grupo Votorantim, para implementarem seu plano de vida individual ou empreendimentos bem-sucedidos, a partir de seus desejos, vocações e talentos.
Instituto Votorantim, criando rotas para o futuro
MEIO AMBIENTE
Para fazer jus ao compromisso de reduzir os impactos de suas atividades, as Unidades de Negócio do Grupo Votorantim adotam conceitos de Produção Mais Limpa e iniciativas de ecoeficiência, com menor uso de recursos naturais, reciclagem e proteção da biodiversidade.
O Grupo é membro fundador da GHG Protocol Brasil, iniciativa que incentiva a gestão voluntária das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e publica seu inventário anual. Em 2009, assinou em conjunto com outras 20 empresas a Carta Aberta ao Brasil, em que se comprometeu a ampliar a base do inventário na cadeia produtiva de terceiros.
A eficiência energética térmica e elétrica é premissa de operação e o Programa de Eficiência Energética, adotado desde 2006, tornou-se exemplo do uso responsável de recursos naturais.
Do total de recursos energéticos utilizados, 45,3% correspondem a fontes renováveis. A energia elétrica proveniente de hidrelétricas próprias do Grupo representa 21,9% da energia total consumida, sendo apenas 9,5% comprada do Sistema Elétrico Nacional. Grande parte da energia renovável (14,0%) procede de biomassa própria – bagaço de laranja, cavacos de madeira e licor negro, além de bagaço de cana adquirido no mercado.
Paralelamente à adoção dessas medidas, as Unidades de Negócio desenvolvem projetos de educação ambiental, para os públicos interno e externo. Um exemplo é o Centro de Vivência Ambiental (CVA), em Alumínio (SP), que sedia ações direcionadas a estudantes e moradores da região.
INFORMAÇÕES CORPORATIVAS
Hejoassu Administração S.A.
Conselho de Administração
Presidente:
José Ermírio de Moraes Neto
Vice-presidente:
Clóvis Ermírio de Moraes Scripilliti
Conselheiros:
Antonio Ermírio de Moraes Filho
Carlos Ermírio de Moraes
Carlos Eduardo Moraes Scripilliti
Fabio Ermírio de Moraes
José Roberto Ermírio de Moraes
Ricardo Ermírio de Moraes
Votorantim Participações S.A.
Conselho de Administração
Presidente:
Carlos Ermírio de Moraes
Vice-presidentes:
José Roberto Ermírio de Moraes
Conselheiros:
Carlos Eduardo Moraes Scripilliti
Cláudio Ermírio de Moraes
Clovis Ermírio de Moraes Scripilliti
Fabio Ermírio de Moraes
José Ermírio de Moraes Neto
Luis Ermírio de Moraes
Diretor de Consultoria Jurídica:
Marcus Olyntho de Camargo Arruda
Diretor de Auditoria:
Nelson Shimada
Diretor de Gestão de Riscos:
Wang Wei Chang
Diretor de Relações Institucionais:
Samuel de Almeida Lima
VOTORANTIM FINANÇAS S.A.
Presidente:
Wilson Masao Kuzuhara
Vice-presidentes:
Milton Roberto Pereira
Walter Piacsek
VOTORANTIM NOVOS NEGÓCIOS LTDA.
Luis Ermírio de Moraes
Executivo responsável pela Unidade de Negócio:
Paulo Henrique de Oliveira Santos
Votorantim Industrial S.A.
Diretor-geral:
Raul Calfat (também é um dos principais executivos do grupo e homem de confiança da família Ermírio de Moraes).
Diretoria Corporativa:
Alexandre D’Ambrosio
Fabio Faria
Gilberto Lara Nogueira
João Miranda
Sérgio Duarte Pinheiro
Dirigentes das Unidades de Negócio Industriais
Companhia Brasileira de Alumínio:
Antônio Ermírio de Moraes
Votorantim Cimentos:
Walter Schalka
Votorantim Metais:
João Bosco Silva
Votorantim Energia:
Otávio Carneiro de Rezende
Votorantim Siderurgia:
Albano Chagas Vieira
Votorantim Agroindústria:
Mário Bavaresco Júnior
Fibria
Carlos Aguiar
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em:
Caldeira, Jorge. Votorantim 90 anos: Uma história de trabalho e superação/Jorge Caldeira. São Paulo: Mameluco. 2007.
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O clã dos Ermírio de Moraes, à frente do Grupo Votorantim (da esq. para a dir.): Luis, Cláudio, Clóvis Scripilliti e José Neto, (em pé); José Roberto, Carlos e Fábio, (sentados). |
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